Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
     As devolvidas e as resolvidas!!!

Analisando a revolução feminina que se deu no último século que passou, podemos reconhecer e distinguir que se formaram dois perfis distintos de mulheres!
Havia as que eram criadas para irem pra um convento em total juramento de desprendimento e fé! Castidade sem maldade e sem vontade de sequer conhecer a vida como ela é! Havia também aquelas que eram preparadas exclusivamente para o casamento.
E como se fosse um investimento ao longo prazo, as mães passavam desde a tenra idade das jovens meninas, infundindo em suas cabeças o modelo de mulher ideal que os homens apreciavam para compromisso sério!
Uma mulher devia aprender a ser esposa! Cozinheira, mãe, costureira, bordadeira, saber lavar, passar, cozinhar, cuidar de crianças, servir exclusivamente ao seu marido e ser fiel. Não podia sair sozinha de noite, ir a bailes, nem cantar! Atrizes eram meretrizes, prostitutas dos becos e tabernas. Cigarros e bebidas eram coisas de macho! E mulher de calça comprida era só no cangaço de lampião e Maria Bonita!
Nada de roupas indecentes, decotes nem pensar!
Mulher tinha que ser difícil! Ser virgem e se resguardar!
A mulher não devia conhecer o prazer, entender nada de sexo, nem sequer evitar filhos ao casar!
Elas deviam aceitar fielmente todos os que Deus enviasse!
E como de praxe, as casas eram habitadas por uma família numerosa para encher os bancos ao redor da gigantesca mesa de madeira! Para no fim de semana levar todos à igreja para a missa da manhã!
Os cabelos não deviam ser cortados e se acontecesse de ficarem viúvas, se cobriam com um véu preto em sinal de luto e respeito!
Assim, as jovens donzelas subiam ao altar toda de branco, adornado de velas e flores! Talvez essa cerimônia honrosa pudesse se comparar a um velório! Pois consumava-se ali a verdadeira morte! Morriam-se as ilusões e a mera tentativa de ser gente! De se ter valor. Enterravam-se os sonhos e só restava o temor de serem devolvidas para suas famílias caso não servisse bem aos seus maridos que mais pareciam bandidos ou generais!
Eram os seus senhores feudais! Que de tanto se deitar com as suas escravas, ainda achavam que tinham comprado de papel passado com algumas testemunhas ao lado, uma propriedade em forma de corpo! As correntes de ferro, viraram algemas douradas para serem colocadas no dedo anelar da mão esquerda!
Com alguns anos, o compromisso eterno se transformava num inferno, os maridos num demônio e mulheres de vinte e poucos anos já pareciam velhas arrastando as cruzes num calvário até que a morte as livrasse daquele tédio!
Era das devolvidas! E mesmo se fossem traídas, não deviam reclamar, pois que seriam levadas para a casa de seus pais e ridicularizadas pelas suas próprias famílias como as separadas, as pobres melenas arrependidas!
Hoje em dia tudo mudou!
Só ainda não descobri se foi para melhor?!!
Casamento hoje é jogo de azar! Tentam até quando dá!
Tolerância zero! Foi-se a época das submissas, dependentes e banguelas!
Se deu, bem. Se não deu amém! Ou engravida, ou mata, qualquer tentativa é válida para conseguir pensão!
As resolvidas estão chegando!... Estão chegando as resolvidas!!!
Podem parecer bandidas mas são bem decididas do que querem ou não!
Veio a era do silicone, da universidade para todos, da mulher botequeira, motoqueira e sem sobrenome! Era da pílula e do preservativo, do DIU e do adesivo cutâneo, da laqueadura da vasectomia, das madames libertinas que fazem o que bem quiser! A era do ficar! Era uma vez um namoro! A onda agora é só transar! Era uma vez a formosura e a inocência e se bobear vão parar no xadrez!
Hoje são elas quem decide os filhos que querem ter e a cor dos olhos deles!
Já prevê de antemão o próximo garanhão que vai estar ao seu lado na semana que vem!
E quando não é gigolô podem até dizer que se tem um amor daqueles de novela só para fazer cena e acender uma vela para santo Antônio agradecendo o favor!
Já escolhem se querem ou não menstruar, para não correr o risco de ter TPM, arrumar uma barriga sem ter quem vai bancar!
Mulher de hoje não precisa ter idade prá provar maturidade e a sua maior identidade é beber e fumar!
Amam, desamam, engordam abortam, emagrecem, enfurecem, se despem, se vestem em qualquer lugar! Fazem lipoaspiração, peeling, tatuagens, onde quiser imaginar! Estica aqui, corta ali, costura lá!Trocam de sexo, de documento, fazem apliques, mal dá para duvidar!!!!
Andam dizendo por aí que se libertaram para curtir a vida! Mas isso não dá para saber, pois o que acabamos de ver é que as famílias foram pro brejo! Prá esse mal não há remédio! E não há quem não possa perceber!
Éh... As resolvidas estão chegando! As devolvidas ficaram pra trás!
E o que nos resta agora é assistir o que nesse mundo ainda falta acontecer!
Eu???
É que não pago pra ver!!!!

Valleria Gurgel
15- 08- 2011
PoetasDelMundo
ClipPoetasDelMundo

www.valleriagurgel.com
vallecrisgur@yahoo.com.br




 
Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 15/08/2011
Alterado em 05/09/2012
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários