Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Que falta de educação!!!


Essa é a frase mais comum de se ouvir hoje em dia em todos os lugares! Em casa, nas ruas, nos cinemas, nos hospitais, nos restaurantes, no transito, nos bares, nos ônibus, nas filas, nos supermercados, no trabalho, nas igrejas, nas escolas! Mas como na escola? Lá não é o lugar onde se educa? Educação? Educação é coisa gerada no ventre. Passada de mãe para filho de pai para filho de geração a geração. Desde o tom da voz dos familiares, que já é ouvido e distinguido pelo feto antes mesmo de nascer, assim como a altura do som e da TV ligados em casa,ao vocabulário usado pelos pais, o gosto musical, o paladar da comida que eles comem, até a hora de dormir e o ritmo de vida. O que leva a crer, que a criança já nasce preparada para o meio em que vai viver. Assim como para o idioma que vai aprender a falar! Daí vai se tornando quase impossível reeducar e reensinar valores. Ainda mais aqueles nunca adquiridos. Como o respeito, a ética, o pudor, a generosidade, a simplicidade, a sinceridade, a decência, a espiritualidade, a fé; e a própria educação de saber desejar um bom dia, um, boa noite, um muito obrigado, um, por favor. O lindo costume de se tomar a benção aos pais, tios e avós e respeitar os idosos, os animais e as plantas; sem esquecer-se do fraternal sorriso que é nossa maior beleza interior refletida da alma para o exterior. Nossas crianças estão a cada dia perdendo a referencia de tudo isso ao se depararem com seus progenitores quantas vezes emburrados a brigar e discutir uns com os outros por coisas tão banais, com vocabulários cada vez mais chulos, maus costumes, maus exemplos até de gestos feios e gírias, que vão assim denegrindo o caráter e o perfil de uma sociedade que deveria ser mais justa, mais equilibrada e mais humana.Destruindo cada dia mais as possibilidades de se construir a paz tão almejada por todos! Esse caos da educação chegou até as escolas faz alguns anos, com um grito de socorro. E aos mestres se deu mais uma dura missão:
- A obrigação de ensinar não somente a matemática e o beabá como também a base para se viver em família e em sociedade! Desde os mais sutis valores como; mastigar com a boca fechada e não conversar enquanto o outro estiver falando, pedir licença, pedir desculpas, lavar as mãos antes das refeições, e após ir ao banheiro, aos cuidados de higiene com o próprio corpo!O amor e respeito aos animais, as plantas, preservação do meio ambiente e até a educação sexual! Quanta responsabilidade nas mãos dos professores! E se eles perdem a paciência, são totalmente massacrados por isso! As crianças estão chegando às escolas cada vez mais cedo e com um grito de socorro; pelo limite que não encontram em seus lares! Tudo lhes é permitido! Esquecendo-se de que nem tudo lhes é lícito fazer! Ao se ausentarem dos lares por uma longa jornada de trabalho, os pais vêm fazendo todas as vontades dos filhos para compensar a falta da presença deles, constante com seus pequenos. Tornando-os assim crianças carentes, que fazem tudo só para chamar a atenção; extremamente manhosas e egoístas. Acostumadas a somente ouvir sim. Tem tudo para elas e na hora que elas querem e como querem! Assim o egoísmo e a violência se alastram mais facilmente quando no futuro, despreparadas para viver em sociedade, esses jovens agora mais crescidos, deparam com a dura realidade da vida onde nem tudo que querem vão ter e nem tudo será como acham que deve ser. Pois hoje em dia vivemos cada um por si e Deus por todos!Daí o perigo de não se ter limite e correção pelos menores atos inadequados das crianças enquanto pequenos; porque se tudo isso for passando imperceptível aos olhos dos pais, que preferem às vezes ignorar certas verdades já reveladas no caráter de sua criança; quando se derem conta disso, já é tarde demais! Já se perdeu o controle da situação e muitas das vezes perdem seus filhos para esse mundo cruel e desumano em que estamos vivendo nos dias atuais. Onde a prostituição, o crime, a violência, e as drogas andam dominando o espaço. Fica assim um alerta: Não terceirize a educação de seu filho! Ele é sua maior riqueza! Não permita que o mundo cuide de educá-lo! Eduque-o você mesmo, já!Pois nem sempre a vida terá piedade e paciência com eles diante de suas fraquezas, vícios, manias e defeitos! Errar é humano! Mas reconhecer enquanto é cedo nossas falhas como pais e mães e repará-las enquanto é tempo, é sinal de responsabilidade para com o futuro de uma nação. Melhor chorar um pouco de pequeno que muito a vida inteira!
Puxe as rédeas de seu filho enquanto é cedo e mostre a ele com o seu melhor exemplo, o caminho que deve seguir; que mesmo quando for grande, não se desviará dele!

Valleria Gurgel.
Escritora Brasileira
06 de junho de 2013.
Embaixadora da paz pela CONBLA
Presidente das casa Del poeta peruano no Brasil.

06 de junho de 2013.
www.valleriagurgel.com
www.casadelpoetaperuanobrasil.webnode.com
Os  escritores interessados em se associar em nossa casa del poeta, basta acessar o site e ver os regulamentos e ficha de inscrição!!!
Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 20/06/2013
Alterado em 19/09/2018
Comentários