Mentes vazias, oficina do sistema
Já está provado que tudo aquilo que fica parado enferruja, estraga e acaba por se tornar inútil! Se isso acontece com coisas, objetos materiais, como um carro, um computador ou até mesmo uma simples enxada, imagina a nossa mente?Não é a toa que ouvimos um velho ditado popular que diz:
“ Mente vazia oficina do diabo”
Mas em tempos atuais, assistimos uma cena comum; Mentes vazias transformando-se em oficinas do sistema!
Podemos dizer que hoje em dia, se não cuidarmos de nosso pensar e reaprendermos a filosofar sobre tantas respostas que nos são oferecidas como forma de se explicar e entender a vida e tantas situações que nos intrigam, se não voltarmos a gostar de problematizar as questões apontadas, enfrentar os desafios e as controversas informações que a sociedade e o mundo nos impõe, acabamos por nos tornar presas fáceis do sistema!
As redes de Tv, a mídia manipuladora a induzir opiniões e embutir nas cabeças vazias, valores impostos. Pequenos grupos de demagogos, as redes sociais, o governo, a moda das passarelas, a política, a religião, enfim são centenas de imposições e meras opiniões apontadas para nós ao mesmo tempo. Tanto que se nos encontrarmos completamente vazios e despreparados de conhecimento, e caráter formado, nós seremos sim influenciados a absorver falsas ideias, falsos valores e falsas verdades para as diversas questões apontadas e discutidas. E assim, acabamos completamente abduzidos de nós mesmos! Como se:
-“Falou ta falado não tem discussão...” Ou os chamados bem famosos
“ Maria vai com as outras”
A maior fonte de conhecimento ainda continua nos livros! Mas vivemos uma era onde os leitores estão morrendo e as pessoas preferem ouvir o que o outro pensa, acha que sabe,acredita ou aprendeu, como sua maior e única forma de instrução. Ler para muitos dá trabalho, dá preguiça, toma tempo...
Bom seria se a nossa sociedade contemporânea pudesse despertar-se para o conhecimento e a lógica da razão. E combater assim a chaga da humanidade dos dias atuais.
O não saber pensar e agir por sua própria ideologia!
Valleria Gurgel.
14 de Agosto de 2013.
Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 14/08/2013
Alterado em 15/08/2013