Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Um verdadeiro filósofo!!!
Enganasse aquele que diz que todo filosofo é um demagogo consentido! E que a filosofia nada mais é que uma mera disciplina que  estuda teoricamente uma vida de sonhos,onde esses pensamentos  jamais poderão se tornar realidade na íntegra!!!
Pois saiba! Reconhece-se o verdadeiro  filósofo pelo seu esforço em  estar sempre atento, desperto e disposto a analisar  tudo e todos, com a lente do esclarescimento. As coisas, as pessoas, seu entorno, as vicissitudes da vida, as controvérsias humanas... Ver pelo  ângulo do aprofundamento cuidadoso e não por seus achismos ou egolatrías!
Um filósofo não nasce pronto! Ele se faz e se desfaz a cada instante que admite a sua própria pequenez diante do mundo e da busca constante pela sabedoria diante da imensidão dos  desafios da natureza humana!
É assim que um filósofo aprende a lidar dia após dia  consigo mesmo  e não teme o confronto com o seu eu perverso, vaidoso, arrogante, infantil, covarde, medroso, desumano, ególatra, que precisa ser lapidado!
Jamais um ser humano será capaz de fazer algo para mudar o outro, a sua família, a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado e tampouco a sua nação, antes de ter se  transformado interiormente!
Já levam milênios que o pai da filosofia Tales de Mileto (640-548 a.C) fundou a primeira escola  filosófica Jônica inaugurando a linhagem filosófica dos pré- socráticos!
E quando Sócrates afirmou a célebre frase"Só sei que nada sei"ele humildemente tinha a consciência plena de que com certeza  a filosofia nos ensina a agir  porque falar é muito  fácil!!!
Por Valéria Gurgel
Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 20/09/2019
Alterado em 21/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários