Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
EScolhas...

Enquanto alguns escolhem pessoas, ou situações perfeitas, outros escolhem as que lhe fazem bem!
Por Valéria Gurgel

O direito de escolha, e ter a percepção de que se está fazendo a melhor escolha, quando se possui esse direito, pode fazer a grande diferença em nossas vidas e evitar muitas tristezas, meros incômodos e insatisfações diversas.
Saber fazer escolhas é algo bem delicado e muito criterioso. Talvez, isso exija uma certa experiência de vida vivida, que em poucas horas ou alguns dias não sejam capazes de nos ensinar. Os anos vão sinalizando e aflorando essa percepção em nós lentamente. Ao percebermos que pessoas perfeitas não existem, tampouco situações perfeitas, já nos educamos para uma premissa de que a cobrança da perfeição não deveria existir!
Um dos grandes problemas e trágicas consequências de escolhas tidas como “indevidas” se dão pela imaturidade no período das escolhas. Assistimos pessoas frustradas por uma vida toda e até mesmo incapazes de recomeçar, sacudir a poeira e darem a volta por cima. Tudo isso devido às escolhas de cursos, de profissões, e também das escolhas dos parceiros, sejam eles sócios, namorados, amigos, cônjuges.
Tudo e todos estão suscetíveis a mudanças e imperfeições. Mas, quando nos despertamos e atentamos ao exato estado de maturidade emocional, a consciência se aflora e a plenitude reverbera. Passamos a entender que a felicidade, o prazer, a satisfação, são feitas de pequenos grandes e preciosos momentos. E são eles, que irão nortear toda a nossa vida desperta a partir daí.
Tudo o que nos acontece, serve de ensinamento e experiência. Quantas vezes escolhas não tão assertivas tendem a nos ensinar mais. Vendo por esse ângulo, aprendemos que não há nada que nos aconteça, ainda que muito complicado, doído, frustrante que possa ser, que venha a ser totalmente perdido. De tudo se extrai o suco da sabedoria.
Assim, podemos dizer que a vida é feita de pequenos grandes bens. Boas ou más escolhas, são bens, para cada momento vivido.
Saber viver também é aprender a extrair grandes e bons aprendizados desses momentos. E, de alguma forma também aprender a lidar com as possíveis eventualidades que possam surgir.
Quando nos é dado, ou permitido o direito da escolha, ou, ao decidirmos estarmos bem, estarmos felizes, sentir-se bem com algo, ou ao lado de alguém, ou em uma certa situação, indiferente de… Significa maturidade adquirida e dar qualidade de vida aos nossos dias, que é também, dar vida aos nossos anos de vida. Então, a responsabilidade da escolha e do aprendizado a partir dela, é toda sua!
Valéria Gurgel
Enviado por Valéria Gurgel em 03/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários