Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
O menino Rio, o Rio do menino

O MENINO RIO, O RIO DO MENINO
Por Valéria Gurgel
O menino Rio clama os braços de sua progenitora, a Mãe Selva, porque teme o futuro dos Rios dos filhos do amanhã! Talvez esse seja o Grito de alerta e de socorro mais emocionante realizado por essa tremenda artista plástica Daiara Figueroa Tukano , que é do povo dos TuKanos. (@daiaratukano)

Uma indígena vem mostrar ao mundo através dessa obra de arte fantástica, onde o Edifício Levy se fez tela, na Avenida Amazonas, próximo à Praça Sete de nossa querida Belo Horizonte, capital de nossa Minas Gerais que esse ano completa trezentos anos!

A pintura mede 21 metros de largura e 48 de altura e foi esse, o maior desafio já registrado na história. Uma obra de arte tão sensível, projetada em muro e vindo de uma mulher, que até então temos ciência.

Isso também deixa um acalanto da mãe natureza pelas abençoadas mãos dessa artista e uma reflexão para um possível despertar de consciências, por nossa terra tão massacrada nos últimos tempos!
Fotos: Paulo Cezar S. Ventura https://www.facebook.com/paulocezar.s.ventura/posts/3984614051555498

O Jornal Presença de Itabirito deixa aqui nossa gratidão por esse feito e nossos aplausos de pé! Mais uma vez a Arte vem provar que pode salvar o mundo a partir de um simples despertar!

Segue algumas palavras da artista em uma entrevista concedida ao CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva) . E o link da entrevista. “Estou pintando uma grande mãe selva segurando no colo seu Rio menino na empena de um edifício em Belo Horizonte. A pintura mede 21 metros de largura por 48 metros de altura. Fica no edifício Levy, na avenida Amazonas próximo à praça 7 no centro da cidade. Faltam poucos dias para terminar e só agora, depois de duas semanas de trabalho intenso e muito aprendizado, tontura calor e tinta é que a ficha está caindo: essa pintura é a maior obra de arte indígena contemporânea do mundo, também é a primeira pintura mural dessa dimensão pintada por uma mulher indígena no mundo… poxa que doideira. Fico honrada, isso não tinha nem me passado pela cabeça… Cada dia tem sido um dia de reza… pensando na grande mãe e seus meninos rios… desejando que tenham saúde, que continuem vivos, juntos, se amando, e que possamos aprender com eles o grande amor. ”
- Daiara Figueroa Tukano https://www.cedefes.org.br/obra-de-daiara-figueroa.../
Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 09/10/2020
Alterado em 22/10/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários