Valéria Gurgel
Não as Respostas que movem o mundo e sim as Perguntas! E o nosso Mestre e grande Pai da Filosofia, Sócrates, já sabia disso a milênios atrás, onde através da Maiêutica , seguia a indagar e com sua Humildade e Sabedoria punha a sociedade para pensar e pensar... Sócrates foi condenado. Motivo? Persuadir mentes humanas! Forçado a tomar um Cálice de Cicuta, veneno mortal.
Sigamos nós! Ainda que Sejamos filhotes dos discípilos do Mestre Maior, ainda que meros fragmentos de simples seres que incomodam, que cutucam pequenas reflexões nos pensamentos uns dos outros, provoquemos, preocupemos, que sejamos pedrinhas dentro dos neurônios quase atrofiados. Indaguemos, e que nossos questionamentos façam pensar o mundo!
Quantas vezes somos confundidos com pessoas ociosas, ou tidos como loucos, sonhadores, que não temos o que fazer nessa vida. Porque defendemos o tempo precioso dedicado ao pensar. Um pensar alicerçado, profundo com embasamento e raízes sólidas em leituras de grandes Obras dos que nos antecederam. E logo eclode em nós a Semente da Escrita. Uma Escrita Consciente, mas que geralmente não agrada a maioria. Não se torna Best sellers nas vitrines virtuais conceituadas e livrarias de peso dos tempos atuais. Mas com certeza, como já nos sinalizava Platão, em seu "Divinos Ócios", a mais de dois milênios e que segue mais vivo que nunca, são os Seres Pensantes e questionadores que serão capazes de um dia, através da escrita, Vivificar e Eternizar Pensamentos. Ainda que tarda, podermos ver os seres humanos transformados e despertos.
Muitos ainda dormem!
Há os que vivem e os que apenas sobrevivem!!!
Às vezes, diante do triste Cenário Atual no mundo, chegamos a pensar que isso poderia ser uma utopia! Mas, devemos seguir otimistas! Ainda há muitos Seres que pensam e questionam tudo nesse mundo! Ainda que possa parecer que não, mas há!!! Sigamos a nossa Missão, como pensadores, indagadores de verdades absolutas pois elas não existem, escritores e leitores assíduos e ainda aqueles tipos intermitentes, são importantes para esse Movimento Crucial e tão necessário para a Evolução da Humanidade!
Sejamos pois, esses formadores de Seres Pensantes através de uma Literatura Sólida, Filosófica, Instigante. Uma Poesia, um Conto, um Romance, uma Frase, um Haicai, uma História Infantil, não importa o estilo, mas que promova o pensar, através das metáforas e que as entrelinhas tenham muito a nos dizer.
Somos capazes sim de usarmos essa ferramenta da escrita como um escudo de crescimento e de paz. Porque o pensamento escrito materializa e eterniza
a mente.
É possível escrevermos de forma simples, um conteúdo sólido e dignificante, porém Sensível, Reflexivo, Massivo e Inteligente! É o que nos faz refletir, indagar se, faz mover as mentes.
Uma Literatura superficial e rasa, de conteúdos flácidos, que só serve para distrair e manter as grandes massas sem nenhuma profundidade, nutrindo a profusão de ignorância nessa vida, passa, não cria raízes no pensamento.
O que o Sistema adora são os Seres Superficiais, porque aceitam qualquer coisa que a mídia propaga. São Fáceis de Manipulação e de serem arrastados pelos influenciadores para qualquer lugar e sem ao menos perceberem para onde estão indo, ou o porquê.
Está em nossas mãos, e é pelas pontas de nossos dedos que está o poder de tocar o Divino que habita em nós e no outro.