Valéria Gurgel
- O que você quer ser quando crescer?
- Quero ser Astronauta!
- Eu quero ser HUMANO!
- Mas humano você já é! Já nasceu com essa raça!
- Você está muito enganado! O Ser HUMANO não nasce humano ele se faz HUMANO no decorrer de sua vida.
- Ah por favor! Larga de demagogia! Um astronauta precisa estudar muito. Conhecer as leis que regem o nosso Planeta e todo o Universo. Dominar a matemática, a física, a química, a geometria, a astronomia… ser um grande Cientista.
- Você pode dominar tudo isso, mas antes de tudo precisa dominar a SI MESMO! “É preferível a ignorância absoluta que o conhecimento em mãos despreparadas”. Assim já dizia Platão, (428 a.C – 348 a.C).
“O mundo só estará equilibrado quando nós estivermos equilibrados!”
- E de onde vem esse equilíbrio?
- Do esforço diário de se auto conhecer, sinalizar nossas falhas, nossos defeitos, policiarmos nossas más tendências, nossa fala impensada, nossa violência provinda do lixo mental que termina em atitudes desastrosas. Só quando dominarmos a nossa egolatria exacerbada em sempre acreditar sermos os donos da razão e sempre estarmos certos em tudo poderemos encontrar um equilíbrio. Sem essa sede de poder, de egoísmo e de ganância, conseguiremos praticar a empatia pelo outro, o respeito e cuidado com todos os seres que dividem a nossa casa planetária conosco, com todos os reinos; mineral, vegetal e animal. Só assim e lapidando nossas mazelas diariamente, ininterruptamente, para fazer brilhar a pedra preciosa de nossas virtudes que está ofuscada e escondida dentro de cada um de nós, podemos aos poucos endireitar o nosso eixo central e fazer brilhar a nossa luz.
- E como posso começar esse processo?
- Nas pequenas coisas, situações cotidianas. Desde sua maneira de dar um bom dia a seu colega, o olho no olho dele, expressando respeito para com ele, para perceber que é importante para você! Trabalhar a sua escuta afetiva e amorosa ao outro, aquele outro que você acredita ser tão diferente de você! Simplesmente por ter outro gosto, outra forma de pensar, de acreditar, preferências, gêneros, cor de pele, posição social ou cultural, crenças, nacionalidades diferentes. Uma pessoa idosa, uma criança, uma criança ou um jovem especial, um ser vivo vulnerável que se apresente diante de ti. A sua atenção com uma plantinha que roga em silêncio por um pouco de água, de sombra ou de sol, quiçá? Um animal faminto e com sede, doente, idoso, abandonado na rua à espera de um olhar generoso que o enxergue ou o adote e faça valer a justiça por ele! Uma fechada no trânsito e você mesmo estando certo, não revida, não age com a mesma violência.
- Coisas simples assim?
- Simples?! Você acredita ser simples? Elas não são tão simples assim quanto você imagina! Você perceberá o tamanho de seu esforço em se tornar HUMANO acontecer de forma sutil e gradativamente e com um esforço enorme e força de vontade permanente de jamais se esquecer de seu verdadeiro Propósito no mundo. Até que um belo dia você já não consegue mais ser aquele ser irracional e monstruoso de antes. Que não tinha paciência nem respeito com nada e com ninguém, que só alimentava as suas meras ambições insaciáveis e sempre almejando aquilo que fosse se beneficiar sem olhar os demais prejudicados ao seu redor! O seu senso de justiça começa a se despontar lentamente e se fortalecer em você.
- Estou começando a entender! E ao que me parece, não conheço muitas pessoas ao meu redor que desejam se tornarem seres humanos!
-Ser HUMANO é uma vocação muito especial e principalmente nos dias atuais. A maioria de nós estamos nascendo sem raça definida! Um cão por exemplo nasce cão, e seguirá o sendo e nos moldes idênticos de sua matriz, seus progenitores. Forma física, comportamentos, latidos, e tudo o mais. Um pássaro nasce pássaro e morre pássaro. Nós que deveríamos usar o raciocínio lógico, não precisamos seguir certos padrões familiares que não são compatíveis com o que se identifica com o ser HUMANO, se assim o desejarmos. Não podemos ter tudo, mas podemos SER, Sermos HUMANOS se assim realmente nos prontificarmos com afinco e decisão.
- Eu queria ser Astronauta para ficar famoso e ter o poder de sobrevoar o Planeta Terra lá de cima. Viajar pelo Universo. Queria dominar as leis da gravidade!
- Não há nada de errado em querer ser um Astronauta e dominar o mundo e suas leis! Desde que antes você se torne HUMANO! Eu quero SER HUMANO a princípio. Já me basta! Porque assim sendo, serei capaz de encontrar a minha sustentação aqui, mesmo se me retirarem o chão onde piso, o meu equilíbrio não será afetado. E a minha alma leve, livre de culpa, de atitudes egoístas e covardes me levará a levitar e sem depender de nenhum foguete.
Buscai primeiro o Seu Reino,HUMANO e tudo o mais lhe virá por acréscimo! Essa é a Lei Natural e que rege o Universo. Você emana e recebe, atrai para você de acordo com os seus pensamentos e ações.
- Acho mesmo que você está certo. Então me leva lá para me matricular nessa escola? Sinto que já estou bem atrasado e perdendo tempo. É muito caro esse curso?
- Não, depende do quanto você está disposto investir em si mesmo! A escola é a escola da vida.
- Qual o tempo de duração?
- O curso é para sempre!
- Então não há formatura?
- Não. Você estudará para o resto de sua vida, o dia inteiro e às vezes até à noite, mas terá trabalho para sempre em qualquer lugar do mundo!
- Sério? E quanto será a minha remuneração?
- A plenitude do SER, de se tornar aquele a quem você se propôs a se tornar! HUMANO!
- E aí sendo HUMANO poderei então me tornar um Astronauta?
-Sim, claro, um Astronauta Sideral, um Cientista Celestial!
0 Sinal despertou e o garoto seguiu pensando na conversa das escolhas do que SER quando CRESCER travada ali no pátio da escola, durante o recreio com aquele menino.
Jamais voltou a encontrá-lo em nenhum lugar, nem dentro, nem fora da escola.
Mas o que se passou ali o deixou uma certeza;
Aquela conversa estava além e aquém do que os milênios foram capazes de perceber.