Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

AS IMPERMANÊNCIAS DA VIDA TÃO IGNORADAS

Valéria A Gurgel

O tempo e as oportunidades passam de forma sutis, tão imperceptíveis em nossas vidas, ao ponto de sermos capazes de ignorar a impermanência. Mesmo sabendo que ela permeia todos os instantes vividos.

 

O que é Prioridade? Se não um mero equivoco de nossa van percepção de sabedoria?

Como sofremos por enfileirarmos prioridades diante uma má e pueril administração do tempo! E quantas são as prioridades das prioridades que vão ocupar o último lugar na fila de nossas chamadas " Necessidades reais"!

 

Só se compreende a raiz do sofrimento através da percepção do quanto não somos capazes de reconhecer que nada na vida é permanente.

Fazemos planos , nos apegamos às pessoas, às coisas, aos bens materiais e até à situações, cremos que tudo e todos vão durar para sempre!

 

Tudo é Temporal.O Universo está em constante Movimento e Transformação. Somos parte desse Universo. Lutar contra a impermanência é como lançar um barco de papel no oceano e acreditar que chegará intacto do outro lado do continente!

 

Lavoisier em sua frase célebre já nos alertava: "na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma".

As mudanças climáticas, as estações do ano. Amanhece, anoitece, não há um dia igual ao outro. Nã há no planeta Terra um Ser vivo completamente idêntico em sua concepção genética.

 

Por um lapso de tempo somos bebês, logo, crianças, jovens, adultos, idosos. A impermanência é nossa aliada diária e as supostas "Prioridades Mundanas" são de cada época de nossas vidas, e também são impermanentes!

 

Mudamos de pensamentos milhões de vezes por dia. Mudamos de atitudes, de opiniões, de necessidades. Compramos, vendemos, ganhamos, perdemos coisas. Nem o nosso corpo é nosso para sempre!

 

Ao nos tornamos conscientes do que é a vida, esse sopro cósmico, divino e breve, contemplamos essa impermanência real e não mais a ignoramos.

 

Não desperdiçar nem fazer mal uso de nosso cronometrado tempo e da preciosa oportunidade de estarmos aqui, é maturidade. A Impermanência nada mais é que o elemento que compõe os segundos. E é o que nos faz distinguir realidade de ilusão.

Publicado em www.valleriagurgel.com

Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 14/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários