Valéria A Gurgel
Aprender a Ler um Olhar deveria ser o de mais Importante e Sagrado a ser Ensinado a cada Ser Humano.
Decodificar a Íris dos Sentimentos Intrínsecos, desse espectro luminoso da própria alma refletida de cada ser vivo, é como ouvir a Voz do Silêncio.
As crianças, em sua pureza de coração, nascem com essa sensibilidade aflorada. Mas, aos poucos vão perdendo essa capacidade de ler o que os olhos estão dizendo, contaminadas por nós, Adultos Insensíveis e mal esclarecidos, por faltar a luz da Sabedoria da Vida, que Aquece, Ilumina e Adoça o Fruto.
Apodrecemos antes de Amadurecermos Repletos de Necessidades tantas, Vaidades Vãs e Preocupações Diárias. Não basta Intelectualizar Corações Ambiciosos e de Pedras!
Orbitamos por esse universo da comunicação violenta, não somente das palavras que ferem, mas também, com gestos obscenos e atitudes controversas ao que dizemos!
Estaríamos nos classificando como Os Seres Desmetonímicos do Século XXI?
Tentando usar figuras de linguagens que possam expressar algo semelhante, mas, na verdade, nos perdemos completamente nesse propósito!
Desaprendemos sutilmente essa conexão natural, telepática que diz muito mais que qualquer idioma seja capaz de dizer. Criamos fendas nas relações e não mais concatenamos uniões profundas, duradouras e exemplares para a sociedade que nos assiste de camarote. Somos meros modelos falsos, para as redes sociais!
Talvez, somente a Música Instrumental, tenha essa Semelhança com a Linguagem Universal do Olhar.
Com essa Insensibilidade Aflorada dos tempos atuais em que estamos vivendo, a verdadeira Comunicação está se exaurindo do planeta e mais veloz que podemos imaginar.
Raros são aqueles capazes de se comunicar de forma que o indizível consiga ser dito sem necessidade das palavras!
O olhar sempre foi e será o Mote da Comunicação.
Precisamos Sentir mais, falar Menos, Filtrar Palavras!
"Aprender a Ler um Olhar, é Alfabetizar Sentimentos"!
Publicado em:
www.valleriagurgel.com
@valeriacristinagurgel