Por Valéria A Gurgel
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Diante desses números, o governo precisa pensar em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população. Os pesquisadores ouvidos pela reportagem falam que a Previdência Social precisa projetar os próximos anos e planejar sua estrutura financeira para atender essa demanda. Mas o maior problema é a ausência de sensibilidade administrativa para conduzir os serviços sociais.
Fonte:
https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/
* A música Vidas idosas importam, é de minha autoria Valéria Gurgel ( letra e música) e está disponível em todas as plataformas digitais de Streamings:
Spotify, Amazon, Deezer, YouTube para quem desejar ouvi-la compartilhá-la e usá-la em seus posts, feed, reels e outros.
https://www.youtube.com/watch?v=nlWTeOugyVs
Foi com o imenso desejo de que a Música pudesse seguir tocando corações e despertando consciências em cada um, para o mundo enxergar, valorizar, respeitar e cuidar de cada pessoa idosa, que eu a compus!
Afinal, todos queremos viver! Impossível viver sem passarmos pelos desafios do envelhecer! Mas, que ser um longevivente possa se tornar motivo de orgulho e alegria para cada um de nós e não sinônimo de medo pelos maus tratos, abandono, abusos, violências tantas e falta de amor!
Porque Vidas idosas importam! E cada pessoa idosa tem muito para nos ensinar, seus saberes a compartilhar!