Valéria Gurgel
"Ficção, Romance, Emoção, Aventura e suspense"
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

COMPROMETIMENTO E PROMESSA

Valéria A Gurgel 

 

Há uma grande diferença entre prometer e se comprometer.

Pode até soar parecido, pode até parecer a mesma coisa, mas não é.

 

Quem promete, simplesmente oferece uma nostálgica e doce esperança, que pode se tornar trágica, amarga e cruel. Porque faz alguém esperar e esperar, sabe-se lá até quando, por quanto tempo, por algo, por uma situação que jamais irá se suceder, ou por alguém que nunca vem.

 

A promessa, quando não cumprida, termina sendo promotora de uma covardia, de uma injustiça descomunal.

Quem promete e não cumpre assina um atestado de insanidade de caráter e de desvio de sua personalidade, que não tem nada de transparente, ao contrário, é turva como um rio na enchente.

 

O prometido sofre de uma agonia interminável e é conduzido a uma melancolia crônica, incurável.

Uma tristeza intensa, profunda e duradoura. Um sentimento de abatimento e decepçãotoma posse de quem esperançou pela promessa que não se cumpre ou jamais se cumprirá.

 

Geralmente essas promessas chegam daqueles que já não têm o costume de cumprir com suas obrigações mais simplórias.

O perfil dos que prometem demais, é muito conhecido e famoso. Porque vem recheado de doces palavras, regadas de ilusões desmedidas, impensadas e bem coloridas. Por isso encanta fácil, seduz.

 

São as meias verdades, camufladas de facilidades de certas realizações infundadas, impróprias, descabidas, claro. irrealizaveis!

 

Mas, muitos são os que gostam de acreditar em promessas. O falso sim, costuma agradar mais que o verdadeiro não. E assim caminha a nossa sociedade bastante descompromissada.

 

O sim falsificado é como uma embarcação sem vela, solta ao vento. O barco ficará à deriva em meio a um oceano profundo de expectativas vãs.

 

Assim vivem os que acreditam em falsas promessas…

Vão vivendo a vida amamentando pesadelos e acreditando ser sonho. É como crer e esperar pelo tal  do Papai Noel, e por um ano inteiro, sem ser sequer a época do Natal.

 

É quase impossível medir e distinguir as mentalidades. Pois o teor da gravidade de quem engana e de quem se permite ser enganado, parece vibrar na mesma frequência.

Na verdade, quem promete finge que engana e quem espera finge que acredita!

 

Parece até uma brincadeira , bastante sem graça  por sinal, mas, lamentavelmente, se há demanda, sempre haverá oferta!

 

Já o comprometimento é algo sério. É o adjetivo mais responsável para quem tem compromisso com algo ou com alguém. Ele vem com data e hora marcada. É carimbado pela sensatez, autenticado pela honestidade e tem firma lúcida, registrada no cartório da consciência.

 

Às vezes, vem em papel timbrado, com um mero fio do bigode! É realista, de pés no chão. Às vezes nem precisa de terno e gravata na hora de firmar esse acordo.

 

Quem se compromete não costuma prometer nada além do que dá conta de cumprir. Aí está uma pista perfeita para conseguirmos diferenciar quem é só de prometer e quem é comprometido.

 

Há uma grande diferença entre em e outro.

A sinceridade, a decência, a reponsabilidade de um comprometido com o que se faz e se fala é o adereço mais nobre de sua honestidade.

 

A preocupação em não decepcionar o outro está a frente de suas promessas. E dificilmente poderão ser chamadas de propostas tentadoras ou indecentes.

 

No decorrer de nossas vidas, nos tornamos calejados. Quando conquistamos uma certa maturidade suficiente , se torna mais fácil.

 

Adquirimos perspicácia para identificarmos em poucas palavras, até num breve olhar, aquele que promete e aquele que compromete.

 

A honestidade e a desonestidade possuem essência e odor inconfundíveis, basta aguçarmos o olfato.

 

Promessas são como dívidas, e têm a tendência de se acumularem muito fácil. Porque adiar, já é forte indício do não fazer. E falta de tempo está estritamente ligada à falta de vontade.

Porque quando a gente quer fazer algo, a gente arruma tempo, se compromete.

 

Em caso de dúvidas, lembre-se que há uma frase certeira que é um antidoto contra enganação:

“Quem não faz o básico, promete o impossível!"

 

Publicado em meu Site Literário

Crônicas  Filosóficas 

www.valleriagurgel.com 

@valeriacristinagurgel 

Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 19/03/2025
Alterado em 19/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários